Para nós, contadores, falar da importância da contabilidade para as empresas é o mesmo que falar da relevância da nossa profissão. No entanto, se abordamos o tema com pessoas fora da área, a conversa muda de figura. Isso porque somos vistos como grandes burocratas, os profissionais responsáveis pelos números chatos e análises que não trazem impacto direto. O ponto central é que nossa fama não é nada boa.
E como rebater esse argumento? Esclarecendo o verdadeiro papel da ciência contábil. Demonstrando a modernização da contabilidade. Para isso, é preciso ter clareza sobre o conceito e a importância da contabilidade, bem como as rotinas que essa ciência assume em um negócio. E, o mais relevante, demonstrar como o contador pode transformar positivamente a realidade de uma empresa.
No post de hoje, abordamos todos esses tópicos.
Vamos lá?
O que é contabilidade?
A contabilidade é, na prática, a ciência da riqueza. Para os teóricos importantes dessa área de conhecimento, é uma ciência ou serviço social que estuda e coloca em prática funções de registro e controle relativas a atos e fatos da Economia e da Administração. De forma específica, estuda e controla o patrimônio das empresas por meio de registros contábeis dos fatos e suas respectivas demonstrações de resultados produzidos.
Por isso, é fundamental para empresas de todo o porte. A contabilidade é a ciência que auxilia no processo de administração de um negócio, tendo papel crucial na tomada de decisões. Com informações e relatórios que somente um contador pode compreender, o empresário sozinho nada faria com dados tão relevantes.
Assim, em uma definição moderna de contabilidade, falamos que é a ciência da riqueza. Ou, em outras palavras, o instrumento auxiliar na administração empresarial e na tomada de decisões.
Disso, é possível imaginar o papel e a importância da contabilidade.