Conheça a consultoria da Wetelane Consultores

Qual a importância da contabilidade para as empresas?

Imagine que sua amiga tenha uma ideia genial de negócio, estudou o mercado e já iniciou um planejamento estratégico para abrir uma empresa. Na mesa do bar, em pleno sábado à noite, ela vira para você e pergunta: “Por que eu preciso de um contador para meu negócio?”. De forma bastante paciente, você precisará explicar a ela sobre a importância da contabilidade para as empresas. Em outras palavras, o que você pode fazer por aquele negócio.

Em primeiro lugar, você deverá lembrar que a fama do contador não é nada boa. Essas perguntas surgem, porque a sociedade tem a imagem de um profissional que apenas emite guias e realiza tarefas repetitivas, sem valor. E atualmente, com a contabilidade digital assumindo essas atividades, se tornou ainda mais difícil defender esse burocrata. E aqui é o ponto central: demonstrar a importância da contabilidade como uma ciência da riqueza, parceira do negócio.

Para que ela entenda o valor da contabilidade, você também deve saber como demonstrá-lo na teoria. E a forma mais fácil é ilustrar duas situações: um profissional que apenas realiza as atividades básicas e entrega um relatório contábil indecifrável, e outro contador que, a partir do relatório contábil, inicia seu trabalho.

No segundo caso, está o verdadeiro papel e a importância da contabilidade para as empresas. Esses relatórios contábeis contêm informações muito relevantes para o empresário. É sua função traduzi-las em linguagem e ações que ele compreenda. É, em outras palavras, transformar informações contábeis em relatórios gerenciais. Mais uma vez, a importância da contabilidade fica evidente: subsidiar a tomada de decisões.

Por meio da ciência da riqueza, o empresário pode conhecer o valor de seus ativos e passivos, ter visibilidade sobre receitas, custos e despesas, conhecer a rentabilidade e a lucratividade do negócio, entender a produtividade da mão de obra. Com esses dados, pode realizar um bom planejamento estratégico e tributário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Categorias

Receba nossos conteúdos

Cadastre-se para receber os nosso conteúdos por email ou whatsapp.