Conheça a consultoria da Wetelane Consultores

Qual o papel da contabilidade?

Qual o papel da contabilidade?

A contabilidade pode assumir vários papéis. O primeiro deles se relaciona a seu objetivo, que é fornecer informações econômicas para governos, fornecedores, bancos, investidores, funcionários e sindicatos. Cada grupo principal de usuários dessas informações poderá, a partir delas, avaliar a situação econômica e financeira da empresa e fazer inferências sobre suas futuras tendências.

Essas informações envolvem contas a pagar e a receber, patrimônio, etc. A partir disso, são geradas as demonstrações contábeis, tais como Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício, Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados e Demonstração de Origens e Aplicação de Recursos.

Existem também dados que não são facilmente indicados nas demonstrações contábeis. É o caso de mudança de critério contábil, taxas de juros, e taxas de depreciação do ativo imobilizado. Esses dados são demonstradas nas Notas Explicativas, mas também fazer parte do papel da contabilidade.

A partir dessas informações relevantes (que podem parecer mera burocracia), a contabilidade assume seu papel mais impactante, porém menos conhecido: a ciência da riqueza. Um bom contador utiliza todos esses dados para analisá-los dentro de um contexto gerencial. Após compreendê-los, repassa ao empresário, em linguagem acessível, como eles influenciam no negócio.

É neste ponto que a contabilidade assume o papel de instrumento necessário no processo de tomada de decisões de pequenos e grandes negócios. Em suma, os dados econômicos são coletados, mensurados monetariamente, registrados e organizados em formas de relatórios ou comunicados para o empresário. Munido dessas informações, ele traça as melhores estratégias para o negócio.

Podemos dizer, assim, que o papel da contabilidade é medir os resultados das empresas, avaliando o desempenho dos negócios, e, a partir daí, dar diretrizes para as tomadas de decisões.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Categorias

Receba nossos conteúdos

Cadastre-se para receber os nosso conteúdos por email ou whatsapp.